Início Destaques Jaci Tadeu inaugura novas instalações do SAMU Itapevi

Jaci Tadeu inaugura novas instalações do SAMU Itapevi

COMPARTILHAR
Anunciantes

O prefeito Jaci Tadeu inaugurou, nesta quinta-feira (6), o prédio anexo do SAMU Regional Oeste em Itapevi. Denominado Anexo Parceiros do SAMU, o edifício abrigará vestiários, banheiros, sala de reuniões e cursos, além de espaço dos médicos que atuam no setor, bem como cobertura aos veículos que prestam atendimento à população.

 

Com a medida, o prédio já existente – localizado à avenida José Michelotti, 400 – Cidade Saúde, ao lado do Pronto Socorro Municipal – passa a concentrar apenas o setor administrativo e a central de telefonia do SAMU. “Atuante há oito anos em Itapevi e região, o SAMU é mais um dos serviços de qualidade prestados pela Prefeitura aos moradores. Com esse novo prédio, devemos ampliar a qualidade do atendimento, uma vez que nossos profissionais terão espaço adequado para treinamento e capacitação”, destacou Jaci Tadeu.

 

Além de prestar atendimento à população, o SAMU Regional Oeste passa a ser uma das vinte unidades no Brasil que oferecem treinamento e capacitação de profissionais que atuam no setor. “Isso porque está sendo criado em Itapevi o Núcleo de Educação Permanente, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que concentrará as formações de agentes vinculados ao programa na região”, comentou o coordenador regional do SAMU, dr. Marcelo Okamura.

 

Os profissionais do SAMU em Itapevi já oferecem treinamento em noções de primeiros socorros para profissionais de outros setores da administração municipal, como maqueiros atuantes nos pronto socorros e professores de educação física. “Esses servidores não medem esforços para oferecer um serviço de saúde de excelência ao cidadão. Nada mais justo que lutarmos para que tenham acesso a melhores condições de trabalho, que tem sido um dos maiores investimentos da administração municipal”, ressaltou a secretária da Saúde, Laila Chaluppe.

 

O SAMU Regional Oeste em Itapevi foi instalado em 2006 nas dependências da antiga sede do Pronto Socorro Municipal, em parceria com e municípios conveniados e o Ministério da Saúde. “Esta é mais uma parceria vitoriosa entre Itapevi e o Governo Federal, que tem ajudado em muito nosso município, em diversas áreas e em especial na saúde”, observou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério (Prof. Paulinho).

 

Com a construção do novo Pronto Socorro, a Prefeitura implantou também uma sede definitiva do SAMU. Hoje integram o SAMU as cidades de Jandira, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Cotia e Pirapora do Bom Jesus, uma população residente de mais de 1 milhão de habitantes.

 

“No passado havia uma grande dificuldade de se prestar socorro a moradores em bairros distantes de Itapevi. Essa realidade mudou com a ação efetiva da Prefeitura na pavimentação e, em especial, com a excelência dos serviços prestados pelos profissionais do SAMU de Itapevi”, frisou o vice-prefeito Fláudio Azevedo. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

 

O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192, que funciona 24 horas por dia. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

 

Acompanharam a solenidade os vereadores Claudio Lopes (Tico), Roberto Borges (Roberto do Gás), Inacia Nunes e o presidente da Câmara, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); e os secretários Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Israel Marques (Governo), Francisco Abreu (Habitação), Kleber Maruxo (Segurança), Ruth Banholzer (Assistência Social e Cidadania), Fábio Andrade (Administração) e Lilian Braga (Educação), o coordenador do SAMU Itapevi, João Alberto Junior, dentre outras autoridades.