Compartilhar

Barueri prepara-se para mais um Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas, poder público e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos.

 

A cidade prepara uma série de atividades, coordenadas pela Secretaria de Promoção Social através do Fundo Social de Solidariedade e do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. A primeira grande ação será a Caminhada Rosa, agendada para o dia 3 de outubro, a partir das 8h30. A concentração será em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, na região central.

 

Milhares de pessoas são esperadas na Caminhada Rosa pela Vida. As vitoriosas (como são conhecidas as mulheres que tiveram câncer de mama), assistidas pelo Núcleo da Mama, estarão presentes, na linha de frente, recebendo a solidariedade de todos. A participação é aberta ao público, gratuita, e não exige inscrição prévia. Quem puder, deve vestir uma camiseta rosa, ou qualquer outra peça de roupa nesse tom.

 

O objetivo de Barueri ao organizar o Outubro Rosa é chamar a atenção de mulheres e de homens para o câncer de mama. Vale destacar que a doença, se previamente diagnosticada, tem chance de cura de 100%.

 

Outubro Rosa

Caminhada Rosa em 2014 Arquivo PMB
Caminhada Rosa em 2014
Arquivo PMB

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

 

Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, no começo de tudo, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos; depois surgiram centenas de outras ações como corridas, desfile de modas e caminhadas, por exemplo.

 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos e pontes surgiu posteriormente e foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população.

 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. Isto aconteceu no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

 

Colabora

Se você quiser colaborar com o Outubro Rosa de Barueri, procure o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. O Núcleo fica na Secretaria de Promoção Social – avenida 26 de Março, 1.159, Jardim São Pedro. Outras informações, ligue para 4199-2800.

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!

SEM COMENTÁRIOS