Início Destaques Chuvas afetam Itapevi e mais 19 cidades do interior e da Grande...

Chuvas afetam Itapevi e mais 19 cidades do interior e da Grande São Paulo

COMPARTILHAR
Anunciantes

As fortes chuvas desta quinta (10) e sexta-feira (11) causaram mortes e danos em cidades do interior e da Grande São Paulo. O Corpo de Bombeiros registrou até agora 19 mortes, sendo nove em Francisco Morato, quatro em Mariporã e duas em Guarulhos.

 

Na região metropolitana, o Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou fechado por seis horas, estações da CPTM alagaram, deixando passageiros ilhados a noite toda, e os rios Pinheiros e Tietê transbordaram. Houve ainda quedas de barreira em rodovias.

Leia também:

Enchentes: Moradores ateiam fogo em pneus e protestam em Itapevi

Em nota, prefeitura diz que alagamentos seriam muito maiores sem obras realizadas

Previsão de chuva a qualquer momento deixa Itapevi em estado de alerta

 

Desde o começo da noite desta quinta-feira (10) a chuva castigou a cidade de Itapevi de maneira firme, a chuva intensa persistiu durante a noite e causou muitos estragos, para muitos moradores foi uma noite de caos. O Rio Barueri-Mirim não suportou o volume de água e passou a tomar ruas e avenidas e o tráfego de veículos ficou paralisado em alguns pontos da cidade.

 

Casas Alagadas

bd0d6de55620513f0cabf21c19fbb9b7Casas foram invadidas pelas águas, muitas das famílias que enfrentaram este problema já haviam passado pela mesma situação em momentos anteriores. Um mix de revolta e tristeza pode ser notado ao conversar com os moradores afetados, é o caso do Edivaldo, morador do bairro Vitápolis, que foi flagrado enfrentando as águas poluídas do alagamento com um bebê de 1 ano nos braços:

 

“Passa ano, entra ano é sempre a mesma coisa. Eu sou um cidadão trabalhador, pago meus impostos, podem pesquisar se quiserem, não tenho uma dívida se quer na praça. Tudo o que tenho dentro da minha casa foi comprado através do suor do meu rosto, mas basta uma chuva intensa para tudo ser destruído. É justo isso? Eu não sei nem o que vou fazer quando essa água toda baixar.”

 

TRANSPORTE

Na manhã desta sexta-feira moradores também enfrentaram dificuldades na ida para o trabalho, o trânsito estava bastante intenso em razão de ainda haver vias alagadas. Os trens da linha 9 – Esmeralda da CPTM operaram com lentidão em razão de haver apenas uma via em funcionamento entre as estações Itapevi e Barueri.