Início Destaques O verdadeiro papel da Guarda Municipal e da Polícia Militar

O verdadeiro papel da Guarda Municipal e da Polícia Militar

COMPARTILHAR
Formatura de 1.598 soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo no Anhembi. Local: São Paulo/SP. Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA
Anunciantes

De acordo com a Constituição Federal vigente, a segurança nos municípios é um dever do Estado, no caso de São Paulo, isso acontece por meio da Polícia Militar, que é comandada pelo Governo do Estado de São Paulo, administrado atualmente pelo Governador Geraldo Alckmin.

Já para os municípios, cabe a preservação do patrimônio público (praças, escolas, Unidades de Saúde, Prédios Administrativos) e realizar ações preventivas para inibir a prática de ilícitos, esta é a responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM), que é comandada pela prefeitura da cidade.

Apesar destes papeis estarem bem claros, não é bem isso o que acontece no dia a dia. Em todas as cidades da região oeste de São Paulo, a Guarda Municipal faz além do seu papel, os nossos guardas também fazem apreensões de Drogas e Armas e prendem bandidos, tudo isso visando coibir a prática de crimes e o descumprimento das leis dentro da cidade.

A ausência da Polícia Militar na cidade é a única explicação para este caos, afinal de contas, se a PM estivesse com efetivo suficiente para fazer aquele que é o seu trabalho, certamente a GMC não precisaria atuar nisso, senão em casos excepcionais, como é o caso do período de Festas (Natal e Réveillon).