Início Destaques “Reforma de escolas estão 90% concluídas”, afirma prefeitura de Itapevi

“Reforma de escolas estão 90% concluídas”, afirma prefeitura de Itapevi

Recuperação de 31 unidades municipais irá garantir melhores condições de ensino para alunos e professores

COMPARTILHAR
A expectativa da prefeitura é de que até o final de fevereiro, 31 escolas estarão reformadas. Foto: Felipe Barros / Ex-Libris/ Secom PMI
Anunciantes

Em outubro do ano passado, a Prefeitura deu início à reforma de 25 escolas da rede municipal. Com o início das férias escolares, as obras ganharam impulso, alcançando 31 unidades da rede municipal de ensino no início de janeiro. Agora, 90% das intervenções já foram concluídas, segundo estimativa da Secretaria de Educação e Cultura.

As melhorias têm como objetivo oferecer mais segurança e conforto para alunos e funcionários – as comunidades de 30 bairros de Itapevi serão beneficiadas. O custo total das reformas é de R$ 13,8 milhões.  Até o final de fevereiro deste ano, todas as 31 escolas terão sido reformadas pela administração municipal.

As demandas mais urgentes das escolas que começaram a ser reformadas em 2017 foram troca e reparo de telhados, renovação da fiação elétrica e serviços de hidráulica em geral. Neste ano, as equipes realizam no início do mês de janeiro as pinturas internas e externas das unidades, assim como das salas de aulas, trocas de forros e de caixas d’água, grades, portões, pisos e vidros.

Neste momento, faltam apenas a pintura de muros externos e barramentos. Algumas unidades precisam de troca de grades e vidros. “Até o dia 1º de fevereiro, quando se iniciam as aulas, todas as 31 unidades escolares terão condições completas e atender com qualidade nossas crianças”, explica Mitchell Evangelista, diretor de Infraestrutura da Educação e responsável pelo acompanhamento das obras.


Leia Também:

Paciente espera quase 5 horas para ser medicada em Itapevi

Luan Santana em Itapevi: Troque 2 kg de alimentos por ingresso

–  A pedido de moradores, prefeitura de Itapevi fará Feira Noturna em novo local


Segundo ele, os 10% restantes de obras serão executadas até o final de fevereiro aos finais de semana ou no contraturno escolar para não prejudicar o andamento das aulas e o bem-estar dos alunos.

Em algumas escolas verificamos a necessidade de troca de azulejos e pinturas de caixas d’água, por exemplo. Serão executados estes serviços, mas sempre em períodos em que não comprometam a realização das aulas e turnos escolares”, destacou Evangelista.

Escola de Tempo Integral

Além da reforma das 31 escolas, faz parte do planejamento de ações da Prefeitura a construção, em 2018, das duas primeiras escolas de tempo integral de Itapevi, uma no Parque Suburbano e outra no Jardim Santa Rita. A administração também irá entregar os materiais e uniformes escolares no início do ano e retomará o desfile cívico de 7 de setembro, como celebração permanente no calendário de eventos da cidade.

Neste mês de janeiro, a Prefeitura de Itapevi iniciou a demolição do prédio onde funcionava o Cemip (Centro de Eventos Jaci Januário da Silva), no Parque Suburbano. No lugar será construída a primeira Escola de Tempo Integral da cidade. A administração irá investir R$ 13.663.314,78 na construção da unidade – a obra deve ser entregue em fevereiro de 2019.

Será uma unidade modelo, com mais de 6 mil metros quadrados de área construída para cerca de 1 mil estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que entrarão às 7h da manhã e ficarão até o final da tarde estudando.

A nova escola irá oferecer cinco refeições diárias para todos os alunos, além de atividades esportivas, culturais e até aula de natação.  Em breve, será dada uma ordem de serviço para execução da segunda Escola de Tempo Integral, no Jardim Santa Rita, com previsão para atender também cerca de outras mil crianças em suas dependências.

Confira as 31 escolas que estão em reforma:

31 Escolas de 23 Bairros da cidade estão sendo reformadas.
COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!