Início Colunistas Milhares de pessoas assistem ao desfile cívico de7 de setembro em Itapevi

Milhares de pessoas assistem ao desfile cívico de7 de setembro em Itapevi

Cerca de 12 mil pessoas assistiram ao desfile.

COMPARTILHAR
Anunciantes

Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente


Muito colorido, animação e patriotismo para comemorar o tradicional desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado pela Prefeitura pelo segundo ano consecutivo. O tema das celebrações foi “Regiões do Brasil em Itapevi”. O evento aconteceu no Corredor Oeste Metropolitano, em um trecho de quase 600 metros, entre o Viaduto José dos Santos Novaes, na Vila Nova, até as proximidades da estação Engenheiro Cardoso da CPTM – na passarela da Vila Aparecida.

Cerca de 12 mil pessoas acordaram cedo para assistir ao desfile em Itapevi, que contou com a participação de alunos de 40 escolas, membros do Corpo de Bombeiros, Exército, PM, Bandas Marciais, entre outras entidades. O evento voltou para o calendário oficial da cidade no ano passado, após 10 anos de interrupção.

O total de participantes do desfile da Independência do Brasil, incluindo organizadores diretos e indiretos, chegou a 5 mil pessoas. O público presente teve à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos e arquibancada coberta. Foram disponibilizados transportes e alimentação para as crianças das escolas participantes. Bandeirinhas foram distribuídas para a população na hora do evento e coloriram as ruas.

Roselene Francisco Magalhães, 35, cabeleireira, acompanhou o desfile do filho, Christopher Magalhães da Silva, 10, estudante do Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos. “Maravilhosa a organização, a energia do público e dos participantes. Itapevi está se transformando em uma cidade onde temos muito orgulho de viver e morar a cada novo dia”, resumiu.

Solenidade especial

A abertura da solenidade contou com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi pela Banda da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, com a participação de 30 músicos, além de crianças e adolescentes do projeto Música Contra a Violência, da GCM itapeviense. O evento contou ainda com o comparecimento de 40 integrantes da Melhor Idade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Na sequência, houve o desfile de 40 Escolas Municipais, com os alunos do 5º, além de estudantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Ao todo, foram 1.865 estudantes e cerca de 1,5 mil colaboradores da Secretaria de Educação de Itapevi, dentre professores, gestores, diretores e coordenadores escolares. Houve ainda apresentação de 350 alunos da Escola de Artes, Dança e Música da Secretaria de Cultura e Juventude na sequência dos desfiles das escolas.

Além das escolas, também participaram 289 alunos da rede estadual de ensino, 190 integrantes do Grupo Amigos das Bike e praticantes das modalidades de futsal, ginástica artística, judô e combattenco da Secretaria de Esportes e Lazer do município. Participaram ainda 45 membros da Escola de Bombeiros; 45 pessoas da Guarda Mirim de Itapevi e 40 integrantes do Grupo Escoteiro do Ar Templários 333º/SP, com sede na Cemeb Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso.

Participações especiais

Como parte das tradições históricas do desfile com características cívicas e militares, também foram programadas as participações de 100 membros do Exército Brasileiro, Polícia Militar, da PM do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), Corpo de Bombeiros e da GCM de Itapevi. Os carros oficiais e comitivas previstos para o desfile foram de Cavalos da Romaria, um caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, TEGs (Transportes Escolares Gratuitos), carros oficiais e 50 motos de motoclubes. Ao todo, foram 1.069 convidados participando desta etapa do evento.

As escolas que desfilaram foram divididas em sete pelotões, que se apresentaram por regiões e levaram para as ruas os seguintes temas: Região Norte – escolas da região de Amador Bueno; Região Nordeste – escolas da Vila Santa Flora e adjacências; Região Centro-Oeste – unidades escolares da região do Jardim Santa Rita; Região Sul – escola do Jardim da Rainha e unidades ao redor; Região Sudeste – escolas da região da Vila Dr. Cardoso; O Estado de São Paulo – escolas do Jardim Rosemary; Itapevi, Nossa Terra, Nossa Gente – unidades do Jardim São Carlos.

O desfile escolar contou com apresentações das Bandas Marciais das unidades escolares participantes. Neste ano, a novidade ficou por conta de oito bandas marciais que compõem os blocos e tiveram uniformes próprios, bem como a linha de frente.

COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!