Início Destaques Unidade Móvel de Saúde atende Quatro encruzilhadas e Cruz Grande até Março

Unidade Móvel de Saúde atende Quatro encruzilhadas e Cruz Grande até Março

Carreta percorrerá bairros sem equipamentos de saúde para oferecer atendimento de saúde à população; Quatro Encruzilhadas será o primeiro bairro a receber os serviços

COMPARTILHAR
Unidade vai contar com diversos serviços, como consultas médicas e exames laboratoriais. Foto: PMI
Anunciantes
A Prefeitura de Itapevi inaugurou, na quinta-feira (6), a Unidade Móvel de Saúde, que tem como objetivo levar serviços de saúde aos bairros mais distantes do centro de Itapevi, como Quatro Encruzilhadas, Cruz Grande, Monte Serrat e Nova Cotia, entre outros, que não possuem unidades fixas. Essa medida faz parte do Itapevi, um conjunto de 20 ações para transformar a saúde em Itapevi.
A carreta ficará estacionada até o dia 28 de fevereiro na Estrada Lucinda de Jesus, em frente ao número 6.373, próxima da Igreja Novo Fluir, nas Quatro Encruzilhadas, onde com atendimento de segunda a quinta, das 8h às 15h e às sextas-feiras, das 8h às 12h.
Para ser atendido o paciente precisa apenas apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG e cartão de alguma unidade de saúde ou comprovante de endereço. Quem não tiver o cartão do SUS, é possível fazer um na hora, necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência.
Com a unidade móvel, a Prefeitura oferecerá à comunidade destes bairros atendimento médico de clínica geral, odontologia e enfermagem, além de serviços como vacinação, coleta de Papanicolau e de exames laboratoriais, medicação de urgência, controle de pressão e de glicemia e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite e encaminhamento para outras especialidades quando necessário.
O veículo, um caminhão Constellation, foi doada pela empresa farmacêutica Eurofarma, multinacional sediada em Itapevi.
Cruz Grande
Após a permanência da unidade nas Quatro Encruzilhadas, a carreta segue para o bairro de Cruz Grande, onde ficará estacionada de 02 a 13 de março, na escola Irmã Jecia Pinheiro (Av. Cruz Grande, 2.500).
Em breve serão divulgados os próximos bairros que a Unidade Móvel de Saúde vai atender. O serviço será contínuo, sempre uma região vai contar com os serviços.
Itapevida muda a saúde em Itapevi
O Itapevida é um programa de saúde, lançado em julho de 2019, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.
O Itapevida foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.
O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.
Confira as ações previstas pelo Itapevida:
Realizadas
1) Entrega de nova frota de ambulâncias
2) Alimentação nos três Prontos-socorros
3) Inauguração do Centro de Hemodiálise, no Santa Rita
4) Implementação do novo CAPS Infantil
5) Inauguração da nova USF Santa Cecília
6) Atendimento expandido até as 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano
7) Entrega da Farmácia Central na Praça 18 (05/02)
8) Entrega da Unidade Móvel de Saúde (06/02)
Em andamento
9) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde
10) Implementação de unidades modelo
11) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil
12) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)
13) Contratação de médicos e profissionais de saúde
14) Reforma e Ampliação do PS CentralEm projeto
15) Criação do PS Infantil
16) Construção do novo PS Amador Bueno
17) Construção do novo PS Cardoso
18) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h
19) Construção de UBS na Cohab
20) Construção de UBS no Jardim Briquet
COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!