Início Destaques Exclusivo: Entenda como a prefeitura espera melhorar até 40% do trânsito

Exclusivo: Entenda como a prefeitura espera melhorar até 40% do trânsito

Prefeitura contrata empresa para estudar melhores práticas para tornar o trânsito na região da rotatória da COHAB mais seguro para os pedestres e até 40% mais eficientes para os motoristas.

COMPARTILHAR
Anunciantes

Nos próximos dias, os motoristas e pedestres que circulam pela Rotatória da Cohab para chegar as avenidas Feres Nacif Chaluppe, Rubens Caramez e Pedro Paulino, ou a rodovia Renê Benedito da Silva, contarão com ações de melhorias no trânsito por parte da Prefeitura de Itapevi.

 

Após estudos técnicos realizados durante vários dias por uma empresa especializada em tráfego urbano a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutran), instalaou semáforos de veículos e pedestres nas vias que contornam a Rotatória da Cohab – praça Fioravante Belli.

 

Os equipamentos já estão instalados, mas ainda não entraram em funcionamento, possuem uma faixa branca na luz amarela, que facilita o contraste das luzes. A medida ajuda os condutores daltônicos a diferenciar as cores, uma vez que, em alguns casos, a confusão entre o vermelho e o verde poderia terminar em acidentes no trânsito.

 

Segundo o Demutran, órgão responsável pela instalação e controle dos sinaleiros, o tempo de fechamento será definido após o término dos estudos da empresa que está diariamente monitorando a região com micro-simuladores. Afinal, o número de veículos que circula no trecho muda no decorrer do dia. A meta de melhora no fluxo do trânsito local é de 40%, segundo o diretor do departamento, Cícero Aparecido.

 

“Mesmo com faixas de pedestres na via, alguns munícipes se arriscavam ao atravessar as ruas em locais não adequados. O objetivo da instalação de sinaleiros é oferecer maior segurança e comodidade aos pedestres que antes, para não se envolverem em acidentes, tinham que aguardar a paralisação dos veículos”, explica o diretor. Com os novos semáforos, os pedestres poderão solicitar a interrupção do tráfego para que, em segurança, possam cruzar as vias nas faixas.

 

A ação também irá otimizar o tempo dos motoristas que frequentemente enfrentam trânsito em horários de pico, devido ao grande número de veículos e pedestres que ali trafegam. De acordo com o Demutran, órgão vinculado à Secretaria de Segurança, as medidas ainda não têm data prevista para entrar em vigor e, poderão ser alteradas conforme a necessidade que as vias públicas apresentarem.

 

Mais segurança para os pedestres

 

Em janeiro, o Demutran implantou grades de proteção em trechos de ruas e avenidas que contornam o terminal rodoviário municipal. A medida também foi adotada pela Prefeitura de Itapevi após estudos técnicos. Para assegurar que os pedestres utilizem as faixas de sinalização para atravessar a via, na rua Adalberto Montanher – em frente ao terminal – os agentes do Demutran instalaram as grades de proteção. As grades também serão instaladas em outros trechos do Centro, para delimitar a circulação de pedestres.

 

COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!