Início Destaques De fato a Prefeitura está trabalhando por um futuro sem enchentes

De fato a Prefeitura está trabalhando por um futuro sem enchentes

A obra de canalização do Rio Barueri-Mirim é considerada o maior investimento público já feito pelo município.

COMPARTILHAR
Anunciantes

 

Se você é um dos que acham que o papel do Itapevi Realidade é falar mal da prefeitura está bastante enganado. E se tem uma coisa que fazemos bem, esta coisa é assumir que a prefeitura está fazendo algo, quando ela realmente o está. Por isso,  uma coisa não podemos negar. A prefeitura de Itapevi está de fato trabalhando, desde 2013, para canalizar o rio Barueri-mirim entre Itapevi e Jandira.

O Itapevi Realidade tem total condições de afirmar isso pois a nossa equipe de fiscalização está constantemente acompanhando de perto a realização deste trabalho. Na noite deste sábado (02/03), infelizmente a cidade sofreu mais um alagamento devido a forte chuva que atingiu a região oeste de São Paulo no início da noite, entretanto, como todos sabem, Itapevi sempre sofreu com este tipo de problema, e a provável solução, embora já tenha sido iniciada, não tem seus resultados sentidos de imediato, tudo leva um tempo para surtir efeitos, sejam eles bons ou não.

 

Enquanto os trabalhos estão em andamento, a população precisa continuar a ter aquilo que sempre teve: Paciência. Ter paciência quando ninguém está trabalhando para resolver o problema não é tarefa fácil, entretanto, podemos dizer que isso não se aplica á nossa cidade, pois o prefeito Jaci Tadeu está de fato empenhado em resolver o problema, e por esta razão a obra de canalização do rio Barueri-mirim está de fato acontecendo e em ritmo acelerado. Podemos dizer que o empenho do prefeito Jaci Tadeu e de sua equipe, é o resultado de reclamações que a população fez no passado. Assim como o efeito das reclamações começaram a surtir neste sentido há pouco tempo, significa também que o bom trabalho que está sendo realizado atualmente nesta obra, será sentido em breve.

 

Máquinas trabalham em obra de canalização do Rio Barueri-Mirim que é a ação com o maior investimento público da cidade. Foto: Divulgação / PMI
Máquinas trabalham em obra de canalização do Rio Barueri-Mirim que é a ação com o maior investimento público da cidade.
Foto: Divulgação / PMI

 

As obras de canalização do rio Barueri-Mirim avançam e já contam com mais de 1 kilometros de extensão. Atualmente, profissionais a serviço da empresa contratada para os trabalhos já atuam no bairro Jardim Dona Elvira. Há cerca de alguns meses, os trabalhos foram iniciados na divisa entre Jandira e Itapevi e a meta é estender a canalização até o Centro da cidade.

 

A ação, que é o maior investimento público já feito no município, vai garantir a redução dos índices de inundações na cidade, quando concluída. Esta é a primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem, que inclui ainda a canalização do córrego Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab), além da construção de pontes e passarelas ao longo das vias fluviais e de novos piscinões de retenção de água das chuvas.

 

Segundo a Secretaria de Planejamento, ao longo do rio estão sendo implantadas cinco mil peças de concreto em formato de ‘L’. Para isso, é necessário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio.

 

A pasta informa ainda que os trabalhos são feitos por etapas. Isso ocorre pois a equipe iniciou as obras nos trechos retilíneos. Assim, conforme os operários vão avançando, os trechos presentes nas curvas do rio também recebem intervenções paralelamente.

 

Além da redução das enchentes, as obras contribuirão para melhorias no trânsito da região. Isso porque, com a canalização, a Prefeitura irá pavimentar as vias que margeiam o rio, finalizando o serviço de asfaltamento no Jardim Vitápolis. Além disso, a EMTU deverá implantar em breve um viaduto ligando a rua Ameríndia ao Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã. Também está em andamento a abertura de um novo acesso entre a rodovia SP-29 e o Jardim Vitápolis, justamente na via que margeia o rio Barueri-Mirim.

 

Para o prefeito Jaci Tadeu, a canalização do rio Barueri-Mirim será uma conquista para o município. “Quando as obras forem concluídas a cidade e, principalmente, os moradores ribeirinhos terão muito mais qualidade de vida. Por isso, acompanhamos passo a passo todo o trabalho que vem sendo realizado devido à grande importância dessa intervenção. Além de contribuir com a redução das enchentes, a canalização também vai valorizar ainda mais os bairros que passam pelo rio”, avaliou Jaci.

 

Ê importante fazer comentários sobre os artigos, lembre-se que o Itapevi Realidade é feito por você também!

 

COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!