Início Itapevi e Região Secretários ameaçam demitir funcionários que não apoiarem candidata

Secretários ameaçam demitir funcionários que não apoiarem candidata

COMPARTILHAR
Anunciantes

Antes de ler a matéria, é importante que você tenha conhecimento de que este veículo não recebe ($) para escrever matérias e não apoia nenhuma candidatura ou partido.

De acordo com a reportagem da rádio BandNews FM apresentada nesta sexta-feira (30/09), em uma reunião feita no mês de Julho com a presença do secretário de esportes Joaquim Henrique e mais 40 funcionários, o secretário da Cultura Ademir Braga, também conhecido como Guinho, sugere que os funcionários comissionados da prefeitura podem ser demitidos caso não ajudem a eleger a candidata apoiada pela prefeitura, Dra Ruth do PTB.

Sem saber que estava sendo gravado, Guinho diz aos funcionários que o momento não exige o empenho total deles aos trabalhos do dia a dia, mas sim foco nas atividades políticas: “… é o momento de trabalhar 30% só agora, não é momento de trabalhar 100%, agora é momento de fazer política 70% e 30% de trabalho… Se eu ficar só trabalhando vou esquecer de fazer a política”

Em outro trecho da gravação, o secretário afirma que quem não apoiar a candidata não vai ficar: “…. Vai ficar quem vestir a camisa da doutora Ruth, quem não vestir… Sinto muito, não vai ficar!

Leia também:

– Ouça: Vaza áudio completo das ameaças aos funcionários da prefeitura

9 candidatos a Reeleição Despreparados, Acomodados e Desqualificados!

– 12 vereadores que trairam a população pedem votos nesta eleição

As Testemunhas

Um funcionário que estava na reunião e pediu para não ser identificado, afirmou que os servidores vêm sendo coagidos há algum tempo: “Com frequência eles vêm fazendo isso, de uma forma gradual. Começou de uma forma mais indireta até que chegaram a este ponto de desespero que obrigaram a todos os comissionados a atuarem desta forma…”

Um outro trabalhador, que também não quis se identificar diz que também foi ameaçado: “Foi solicitado para todos os professores que apoiassemos a candidata da situação, a candidata da prefeitura, sob pena que se não apoiassemos em outubro seriamos todos demitidos.”

Os secretários cometeram crime?

De acordo com o advogado especialista em direito eleitoral, Rodrigo Pedreira, por haver pressão e ameaça aos funcionários para votar em um determinado candidato, bem como um eventual abuso de poder político e econômico, além de crime eleitoral, o fato também pode ser caracterizado como crime na esfera trabalhista ou até mesmo como improbidade administrativa.

O que eles dizem sobre o assunto?

O Secretário do esporte, Joaquim Henrique confirma a participação da reunião, mas afirma que ela ocorreu fora do horário e local de trabalho.

Em nota a Prefeitura de itapevi informou que só ficou ciente do caso nesta quinta-feira, abriu um processo administrativo e está ouvindo todos os envolvidos para apurar o ocorrido.

Procurada, a assessoria da candidata Dra Ruth disse que ela não faz parte da administração municipal e desconhece os fatos citados.

COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!