Início Colunistas Bruno César – O Ano pode ser novo, mas alguns desafios continuam os...

[Opinião] – O Ano pode ser novo, mas alguns desafios continuam os mesmos …

COMPARTILHAR
Prefeito de Itapevi, Igor Soares, caminha por rua da cidade em Janeiro de 2017 após noite de chuva intensa causar alagamento na região central. Foto: Fbk
Anunciantes

Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente.


Para ilustrar o meu primeiro artigo de 2021, estou utilizando a mesma imagem do meu primeiro artigo de 2017, o meu objetivo é apenas mostrar que, apesar de o tempo ter passado, os desafios de ontem continuam a ser os desafios de hoje.

No momento em que escrevo esse material, assim como os nossos 17 vereadores, prefeito, vice-prefeito e boa parte dos secretários municipais, estou tranquilo em meu lar com a minha família, todos muito seguros, com os móveis da casa em perfeitas condições, o piso está seco e limpo, entretanto, neste exato momento, milhares de moradores da nossa cidade estão vivendo uma realidade extremamente diferente, e é sobre isso que venho falar.

Assim como nós ,eles são itapevienses, também pagam impostos, trabalham, têm família,  estão lidando com as mesmas dificuldades impostas pela pandemia e, mais uma vez, tiveram que encarar um fantasma já conhecido e muito desagradável, que é a invasão das águas barrentas das enchentes comuns no início do ano em Itapevi, muitos deles perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimento, itens importantes e que, infelizmente, se foram junto com a água que invadiu as suas casas sem pedir licença nesta segunda-feira (18).

Eu e minha família já passamos por isso algumas vezes no passado, um passado que apesar do tempo, está sempre presente na memória, uma espécie de trauma, com isso, eu posso afirmar com tranquilidade, somente entende a dor de quem perde, todos os anos uma parte, e às vezes tudo, o que conseguiu conquistar ao longo de um ano inteiro em um país cheio de desigualdade como o nosso, aqueles que um dia sentiram a sensação de desespero, de impotência, de injustiça e de desesperança que as águas sujas de uma enchente podem gerar.

A gente sabe que um problema complexo, como as enchentes em Itapevi, não se resolve do dia para a noite, assim como a gente também sabe que todos, em especial os contribuintes, estão dando o melhor dos seus esforços para que essa realidade seja diferente no futuro, entretanto, estou aqui para lembrar você que só existe um caminho para alcançar esse objetivo, a população precisa exigir, de forma constante e incansável, uma atuação, eficaz e assertiva, dos seus representantes na administração pública para resolver o problema, ainda há esperança, mas é necessário perseverança da nossa parte  e da parte do poder público.

Não tenha medo de parecer chato ou insistente, lembre-se que nada é de graça e é você, contribuinte, quem sempre vai pagar a conta por aquilo que for ou deixar de ser feito na sua cidade! Faça a sua parte, cobre seus direitos e as coisas hão de melhorar!

COMPARTILHAR
Avatar
Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!