Como todos sabem, os candidatos a Deputado Estadual e Deputado Federal já estão definidos pelos partidos políticos. As coligações já estão acertadas e as propagandas já foram liberadas pelo TSE.

 

Considerando tudo isso, e também com o objetivo de oferecer aos leitores do Itapevi Realidade uma abordagem diferente sobre o histórico dos candidatos desta eleição, aproveito a minha coluna para disponibilizar esta análise para auxiliar os leitores a entender e a interpretar, com uma abordagem mais lógica e de fácil compreensão, o cenário político que teremos para avaliar nas eleições gerais de 2014.

 

 Leia também:

+ Chacina deixa 8 mortos em Carapicuíba, entre as vítimas uma grávida

Dinheiro: Novo Golpe em caixas eletrônicos é descoberto

 

Critérios considerados na análise:

Nesta análise, estou considerando apenas candidatos a Deputado Estadual que moram em Itapevi. E a razão para não considerar candidatos de outras cidades é muito simples: Um deputado estadual de outra cidade irá trabalhar para ajudar a outra cidade, portanto, se o eleitor quer melhorar a sua cidade, é evidente que ele deve escolher um candidato que more nela. Um exemplo disso, é a cidade de Americana no interior de São Paulo, America, assim como Itapevi, tem pouco mais de 200 mil habitantes e nas eleições de 2010, elegeu 2 deputados Estaduais que moram na cidade (Antonio Mentor e Chico Sardelli). Se um deputado estadual trabalhando em prol da cidade é bom, imagine dois!

Sem contar, que estar perto do seu deputado estadual, torna o trabalho de fiscalizar e cobrar mais atuação do candidato eleito muito mais fácil, você não acha?

 

Análise – Candidatos a Deputado Estadual de Itapevi

Oficialmente a cidade de Itapevi possui apenas dois candidatos a Deputado Estadual que moram na cidade. O Candidato do Partido PTN Igor Soares e o candidato do PSDB João Caramez.Isso mesmo caro leito, o cenário no que se refere a Deputado Estadual está bastante simples, fácil de analisar e o estilo dos candidatos estão bem definidos. Veja:

 

Igor Soares – PTN

Avaliando o perfil do Candidato do PTN Igor Soares, é possível perceber que, de certa maneira, ele representa o voto dos eleitores mais jovens e da categoria de eleitores que desejam caras novas na política, público que aderiu o discurso “Chega dos mesmos” no período de protestos de Junho de 2013. O Candidato Igor Soares foi vereador em Itapevi e nas eleições municipais de 2012, foi candidato a vice-prefeito,  a chapa da qual fez parte, recebeu um pouco mais de 40 mil votos.

Dos projetos de lei em que o candidato foi autor quando vereador, pode-se destacar a lei 1957/2009 que estabeleceu a isenção da taxa de inscrição em concurso público de Itapevi para os doadores de sangue, e a lei 2092/2011 que tornou obrigatório que as agências bancárias de Itapevi iniciassem os trabalhos a partir das 10 horas da manhã.

Por fim, as emendas parlamentares conseguidas pelo candidato para o município, (emenda parlamentar é o dinheiro que um deputado pode destinar para algum projeto específico de uma cidade) chegam a um valor aproximado de quatro milhões de reais.

 

João Caramez – PSDB

O perfil do candidato do PSDB João Caramez também é bastante forte na cidade, é mais atrativo para os eleitores com perfil mais conservador, alguns eleitores mais antigos e que depositam mais credibilidade em um candidato mais velho, para estes eleitores, João transmite a imagem de experiente pela idade e por ter origem em uma família tradicional da cidade. O candidato João Caramez foi prefeito de Itapevi em 1993, e é Deputado Estadual há 14 anos, tendo sido eleito nos anos 1998, 2002, 2006 e 2010. Entre os diversos cargos que exerceu na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, destacam-se Chefe da Casa Civil do Governo do Estado na gestão Mario Covas e atualmente, Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações. Nas eleições municipais de 2012, foi candidato a prefeito de Itapevi e recebeu pouco mais de 17 mil votos ocupando a terceira posição no pleito.

João idealizou e coordena três frentes parlamentares na Assembléia Legislativa do Estado, sendo elas: A Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração (FPAM) e a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (FREMITUR).

O escândalo do cartel nas licitações do metrô e da CPTM, envolvendo os governos estaduais do PSDB e a notícia da afirmação do GAECO quanto a um possível recebimento de dinheiro público por João Caramez, são pontos que poderão tirar votos do candidato neste pleito eleitoral.

 

Igor e João Caramez são dois candidatos fortes, que disputam cargos importantes em âmbito estadual, o eleitor tem a liberdade de escolher, isso é um direito de qualquer cidadão brasileiro, entretanto, é fundamental que haja conhecimento para que a decisão a ser tomada seja a melhor e a mais acertada com os interesses apenas do cidadão e não do candidato.

 

Lembre-se, na próxima semana estará disponível a análise do cenário eleitoral dos candidatos a Deputado Federal que moram em Itapevi. Não perca!

 

Gostou? Tem dúvida, uma crítica ou sugestão?

Envie um e-mail para redacao@itapevirealidade.com ou deixe um comentário abaixo.