Atendimentos ambulatoriais de ortopedia serão realizados no CIS
Foto: Reprodução

A partir de segunda-feira (3), os atendimentos ambulatoriais agendados de ortopedia serão realizados exclusivamente no Centro Integrado de Saúde – CIS (R. Arquiteto Ubirajara da Silva, 87), na Vila Santa Rita, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos de urgência e emergência continuam a ser realizados no pronto-socorro Central, de segunda a domingo.

+Celso Portiolli é diagnosticado com câncer; saiba detalhes

+Criança morre após ser atingida por explosivo enquanto dormia em casa

+Jogador de futebol de Osasco é achado morto no litoral de SP

Até então, os serviços de ortopedia ambulatorial eram realizados em uma ala anexa ao prédio do pronto-socorro infantil. Mas a transferência foi necessária para dar mais espaço ao atendimento de urgência às crianças.

Transporte Gratuito

A transferência dos atendimentos ortopédicos da região central para a Vila Santa Rita não acarretará problemas aos pacientes, já que o transporte de ida e volta para o CIS é feito gratuitamente pelo Expresso Saúde, que faz o trajeto Terminal de Ônibus – CIS e vice-versa, atendendo todos os usuários, que apresentam o comprovante de agendamento na unidade.

Consultas e exames

O Centro Integrado de Saúde (CIS) criado, em julho de 2020, pela Prefeitura de Itapevi, atende pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município, por meio de consultas e exames agendados.

O CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e realiza consultas com 15 especialistas e 18 tipos de exames diagnósticos e preventivos.

As consultas oferecidas são de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, mastologia, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.

+Caminhão carregado de refrigerantes tomba em Osasco

+Para combater epidemias, Prefeitura de Itapevi contrata mais 42 profissionais de saúde

Como funciona

O morador não precisa ir até o CIS para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de básica de saúde mais próxima da residência do paciente. O profissional de saúde é responsável por analisar a necessidade do paciente em passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele faz uma guia de encaminhamento ao CIS.