A cidade de Barueri, como sempre, dá uma verdadeira lição de “Como fazer bem feito” para todas as cidades da região, do estado e até do País. Pode-se dizer que no que se refere a Segurança, a cidade deixa todas as outras para trás, tornando toda e qualquer divulgação de “Segurança Pública” feita pelas outras cidades, exemplos de puro amadorismo.

 

Estas comparações permitem ao cidadão constatar que, embora as coisas pareçam boas ou razoavelmente boas nas cidades onde vivem, na verdade, é absolutamente possível que elas fossem infinitamente melhores e se não o são, é simples, há Falta de Competência e de Boa vontade da administração pública.

 

 Leia também:

– Moradores de Barueri agendam consulta pela internet. Como funciona em sua cidade?

– Desfile cívico militar de 7 de Setembro será transmitido de Barueri para o mundo

 

A Guarda Civil de Barueri conta com um grupamento que atua diretamente no combate à criminalidade: é o Gite (Grupo de Intervenções Táticas e Estratégicas), que funciona como uma espécie de tropa de elite da corporação e auxilia as demais forças de segurança.

 

O secretário dos Assuntos de Segurança, Gilberto Pereira de Brito, explica que o Gite trabalha de forma integrada com as polícias Civil e Militar na repressão ao crime, enquanto que a maioria do efetivo da Guarda realiza o patrulhamento comunitário, mas também está preparada para situações de enfrentamento à violência.

 

Dia a dia

Responsável direto pelo grupo de elite, o supervisor Sérgio Manhanhã informa que o fardamento do Gite difere um pouco do uniforme utilizado por toda a Guarda. “Utilizamos boina preta e braçal com o brasão do Batalhão da Guarda”, afirma.

 

Manhanhã relata que a rotina da tropa é caracterizada por ações de contenção ao tráfico de entorpecentes, apreensões de drogas, abordagens de pessoas com atitudes suspeitas, recuperação de veículos roubados, patrulhamento de locais com índices de delitos e intervenções em ocorrências criminais.

 

Viaturas

Anteriormente, o Gite era composto por apenas quatro viaturas. Dadas as capacidades de atuação e abrangência do grupo, houve o entendimento da administração municipal de que a quantidade de viaturas do grupo tático precisava ser ampliada.

 

Com a renovação da frota de veículos da Guarda de Barueri no mês de junho, o número de viaturas do grupo de elite mais do que triplicou, totalizando 13 unidades.  As unidades do Gite são do modelo Hilux e, por razões estratégicas, possuem adesivagem camuflada em tons de cinza.

 

Confira as Imagens: