Bandeiras do Paço Municipal a meio mastro. Foto: Pedro Godoy-ExLibris-Secom-PMI

O prefeito Igor Soares assinou, nessa segunda-feira (12), decreto que determina luto oficial de três dias em caso de morte violenta de crianças no município de Itapevi. O decreto tem caráter simbólico e foi criado após uma menina de um ano e um mês ser morta por asfixia pela própria mãe, em casa, na Vila Doutor Cardoso.

“É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança, por isso, estamos decretando esta medida para combater a banalização da violência doméstica contra nossas crianças”, explica o prefeito Igor Soares.

Além do luto oficial de três dias, com bandeiras a meio mastro, o decreto também prevê campanhas educativas no município a fim de conscientizar a população para combater e repudiar atos de violência contra o menor.

Cortejo fúnebre

O decreto determina ainda que a Guarda Municipal deverá realizar um cerimonial de cortejo e enterro, prestando as devidas homenagens em memória da criança.

O prefeito também solicitou à Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi um plano educativo de prevenção à violência contra crianças e adolescentes para ser implantado nas escolas municipais, em até 120 dias.

A população pode denunciar casos de violência contra a criança ao Conselho Tutelar, órgão que faz cumprir as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o contato pode ser feito pelo telefone 4142-1180. Após este horário e nos finais de semana, a denúncia deve ser feita à Guarda Civil Municipal, pelos telefones  153 ou 199. O atendimento é 24 horas.