Itapevi realiza Operação Verão para prevenção de enchentes e alagamentos
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itapevi começou a realizar as ações da Operação Verão neste mês. A proposta é limpar e fazer a manutenção de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais.

Na primeira quinzena de agosto iniciou os trabalhos com a limpeza do piscinão do Vitápolis, ao lado do Parque da Cidade, além dos trabalhos no córrego Sapiantã, nas proximidades da Cohab. Na sequência, as equipes farão a limpeza do Piscinão do Suburbano e do córrego São João.

As ações são executadas com recursos do próprio município. Essa prevenção serve para evitar inundações, enchentes e alagamentos nos pontos vulneráveis da cidade com maior incidência de acúmulo de águas das chuvas, sobretudo no início do ano que vem, em 2023. As intervenções acontecem de forma mais sistêmica durante o período de seca, ou seja, quando há poucas chuvas.

Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários são utilizadas máquinas escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira. Já nas áreas onde não é possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.

O material recolhido é encaminhado para um local apropriado e autorizado para receber estes materiais.

Leia mais:

Comunidade

Além do trabalho executado pela Prefeitura é fundamental que os moradores ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios, beiras dos rios e córregos. Só assim será possível contribuir com a limpeza do sistema de escoamento de águas de chuva e prevenindo alagamentos na cidade.

Vale lembrar que a Defesa Civil do município recebe alertas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e sempre que há risco de chuvas fortes comunica a população antecipadamente.

Em caso de ocorrência devido às chuvas, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199 (24 horas).

Obras no córrego Vale do Sol devem evitar enchentes na região central

Para evitar que a cidade sofra com enchentes e alagamentos, a Prefeitura iniciou em março deste ano, as obras da Fase I de canalização e drenagem do Córrego Vale do Sol. Com duração de 18 meses, a melhoria é uma necessidade antiga da população, que sofre há anos com as enchentes na região central, Jardim Rainha e Vale do Sol.

Com investimentos de R$ 34 milhões, os trabalhos começaram na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes, nas proximidades do Terminal de Ônibus, e nas vias Cesário de Abreu, Eleutério Marçal dos Santos, Leopoldina de Camargo, Manoel Alves Mendes, Luiz Manfrinato e Escolástica Chaluppe.

Na sequência, as obras avançam pelo Jardim Rainha, passando pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Av. Nove de Julho. Na Fase 2, está previsto o término da canalização das vias próximas ao Córrego Vale do Sol e, finalmente, na Fase 3, a construção do Piscinão naquela região.