Clique aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente.
A Prefeitura de Itapevi inicia, neste sábado (12), das 8h às 14h, uma série de mutirões de combate à dengue. O primeiro bairro visitado será o Jardim Santa Rita. O objetivo da ação é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, assim como conscientizar a população sobre a importância de enfrentar de modo permanente o Aedes Aegypti.
Os mutirões serão realizados todos os sábados em diferentes bairros do município até o dia 27 de abril. A iniciativa contará com agentes de Saúde e de Controle de Endemias em visita direta às residências. O serviço de Cata-Bagulho também será reforçado.
“É importante que a população nos ajude abrindo suas casas para inspeção. Nossos técnicos são capacitados e estarão em mutirão para orientar e esclarecer dúvidas e não autuar”, argumenta a secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Controle de Vetores, Sirlei Mazzei, que está à frente do planejamento e organização dos mutirões, cada funcionário do setor é capaz de realizar a visita diária de 30 imóveis. “Pretendemos percorrer todo os bairros da cidade com o intuito de trabalhar preventivamente em relação aos casos e focos de dengue”, explica.
Desde 2017, a administração municipal também tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade
Aedes aegypti
Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.
Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.
Vale destacar que o munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.
Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.
Confira as ruas do mutirão no Jardim Santa Rita
Rua Chile
Rua Edir Ajala de Oliveira
Rua San José
Rua Nicósia
Rua El Salvador
Rua Camboja
Rua Egito
Rua San Salvador
Rua Bangkok
Rua Áustia
Rua Bélgica
Rua Andorra
Rua Copenhague
Rua Mary Mallet Cirino
Rua Rosemay Belli
Rua Cesar Bertozzi
Rua Romão Lopes Barbosa
Rua Chipre
Rua Vitorino Grassi
Rua Espanha
Rua Travessa Madri
Rua Austrália
Rua Cuba
Rua Olímpia Marques de Castro
Rua Alcides Cotrim
Rua Maria Zibina
Rua Pequim
Rua Pitombas (Andorra)
Cronograma dos mutirões
19 de janeiro – Vila Santa Rita
26 de janeiro – Jardim Rainha
2 de fevereiro – Jardim Elvira e Chácara Vitápolis
9 de fevereiro – Chácara Vitápolis
16 de fevereiro – Jardim Itaparica e Vila Dr. Cardoso
23 de fevereiro – Vila Dr. Cardoso II
9 de março – Jardim São Carlos
16 de março -Jardim Briquet
23 de março – Jardim Santa Cecília e Colinas de Itapevi
30 de março – Cohab