Prefeitura de Itapevi implanta sistema “Empresa Fácil”
Fotos: Felipe Barros/PMI

A Prefeitura de Itapevi implantou, na última quarta-feira (22), o sistema “Empresa Fácil”, ferramenta eletrônica que permite maior agilidade aos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no município. A ação tem como objetivo desburocratizar a máquina pública, reduzir os processos em papel, priorizar o ambiente virtual e facilitar a vida do empreendedor.

O acesso ao sistema pode ser feito por meio do site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), nas abas Empresa e Empresa Fácil ou diretamente no endereço eletrônico www.empresafacil.conam.com.br/itapevi.sp/, disponível para consulta dos manuais de orientação e as legislações vigentes.
Para acessar o cadastro mobiliário (alteração, encerramento ou primeiro acesso) será necessário login e senha. Para obtê-los, os empresários e contadores devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Patrimônio pelo telefone 4143-8090 ou por e-mail sec.receita.camob@itapevi.sp.gov.br, e enviar as seguintes informações: nome completo, CPF, telefone, e-mail, endereço, CNPJ e CRC.

A novidade permite que empreendedor reduza o tempo de abertura de empresas e facilita a entrega de documentações em um ambiente virtual interativo e seguro, possibilitando de maneira simples e rápida o passo a passo das solicitações. O município também ganha na otimização dos recursos para os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, automatização e celeridade dos processos.

A implantação deste sistema foi regulamentada pela Lei Complementar nº 147/2021. Inédita, a ação representa um grande avanço para Itapevi e deve contribuir de forma decisiva para a redução da informalidade, simplificação de processos e alavancar o empreendedorismo local.

Com o Sistema “Empresa Fácil”, dependendo da atividade da empresa, o empresário poderá obter a licença para funcionar no mesmo dia da solicitação. Também é possível realizar uma consulta prévia quanto à viabilidade do negócio para saber se a atividade pode ou não ser desenvolvida no local escolhido para estabelecimento da empresa.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas, 376 – Vila Nova Itapevi). A pasta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (11) 4143-8888 e o e-mail sec.desenvolvimentoeconomico@itapevi.sp.gov.br.