Prefeitura de SP divulga 1ª lista dos blocos de rua do carnaval 2022

Prefeitura de SP divulga 1ª lista dos blocos de rua do carnaval 2022
Os percussionistas do bloco Bangalafumenga em desfile em São Paulo em 2020 — Foto: Divulgação/Soul em Cena

A Prefeitura de São Paulo divulgou neste sábado (27) a primeira lista dos blocos de rua do carnaval de 2022. A estimativa é que 15 milhões de pessoas participem da folia.

Os blocos, cordões e grupos musicais devem desfilar nos períodos pré, durante e pós carnaval, entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março.

De acordo com a portaria publicada pelo secretário municipal das Subprefeituras Alexandre Modonezi, a realização do carnaval de rua da cidade de São Paulo em 2022 está condicionada à liberação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), devido à pandemia de Covid-19.

Os blocos de rua deverão obedecer aos itinerários, datas e horários definidos e autorizados. Em caso de descumprimento, os blocos podem sofrer penalidades.

A prefeitura diz que recebeu que 867 inscrições para desfiles de blocos de rua para o carnaval de 2022.

Cortejo do Bloco Sargento Pimenta, que embala os foliões com músicas dos Beatles em ritmos brasileiros. — Foto: Divulgação/Soul em Cena

Cortejo do Bloco Sargento Pimenta, que embala os foliões com músicas dos Beatles em ritmos brasileiros. — Foto: Divulgação/Soul em Cena

Veja destaques da programação

  • 19/02 – Sargento Pimenta. Concentração: Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150
  • 19/02 – Bangalafumenga. Concentração: Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150
  • 19/02 – Bloco Vou de Táxi. Concentração: Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150
  • 19/02 – Bicho Maluco Beleza. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral
  • 19/02 – Bloco Alok. Concentração: Praça Armando de Sales Oliveira
  • 19/02 – Bloco Ritaleena. Concentração: Rua dos Pinheiros, 1037
  • 19/02 – Bloco Casa Comigo. Concentração: Rua Henrique Schaumann, 567
  • 19/02 – Bloco da Lexa. Concentração: Av. Marquês de São Vicente, 230
  • 20/02 – Monobloco. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral
  • 20/02 – Acadêmicos do Baixo Augusta. Concentração: Rua da Consolação, 2201
  • 20/02 – Confraria do Pasmado. Concentração: Rua dos Pinheiros, 1037
  • 06/03 – Bloco da Anitta. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral
  • 06/03 – Afoxé Filhos de Gandhy SP. Concentração: Largo Pátio do Colégio.

 

Patrocínio

A Ambev foi a única empresa interessada que apresentou proposta e ofereceu R$ 23 milhões pelo patrocínio, valor mínimo exigido pela prefeitura.

A empresa vai exibir as marcas em placas, totens e outros materiais visuais de sinalização, além de ter exclusividade na venda de bebidas durante o evento. Neste ano, a cidade de São Paulo cancelou o carnaval devido à pandemia de Covid-19. Em 2020, última realização do evento, a Ambev também foi a patrocinadora do carnaval de rua com investimento de R$ 21,9 milhões.

A empresa de bebidas foi a patrocinadora do carnaval de São Paulo por 3 anos consecutivos. O carnaval de rua da capital paulista não recebe verba pública.

Blocos

O número de pedidos de desfiles foi menor que o recorde registrado em 2020, quando 960 desfiles foram inscritos, mas superior ao verificado em 2019, quando 550 cortejos foram registrados. Segundo a prefeitura, o alto número de inscrições indica que o carnaval de rua 2022 em São Paulo pode ser o maior do Brasil.

O número considera o total de desfiles solicitados, mas o número de blocos a desfilar é inferior ao de cortejos, já que alguns grupos podem se apresentar em mais de um dia. Além disso, o número de desfiles que de fato ocorrem é, geralmente, inferior ao de inscritos, porque alguns blocos acabam desistindo.

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!