Entrada de 43 ônibus, Vans e Micro-ônibus para transporte de crianças da rede municipal Foto: Itapevi Realidade

A Prefeitura de Itapevi lançou no último sábado (17) o Programa Transporte Escolar Gratuito (TEG) destinado a alunos da rede municipal de ensino que moram a mais de dois quilômetros das escolas e para estudantes com deficiência. O Itapevi Realidade acompanhou o lançamento  que foi feito na Praça 18 de Fevereiro, com apresentação dos veículos, o ato fez parte do calendário de comemoração ao aniversário de 59 anos da cidade.

O Transporte Escolar Gratuito conta com 43 veículos, incluindo 18 ônibus, quatro micro-ônibus e 21 vans, sendo cinco delas adaptadas especialmente para o transporte de pessoas com deficiência. Parte dos demais veículos também possui acessibilidade e ar-condicionado. Todos contam com monitores da rede de ensino para zelar pela segurança das crianças.

Atualmente, são transportados 1.531 alunos, a partir dos quatro anos de idade, matriculados na rede municipal do pré ao 5º ano. Deste total, 237 alunos possuem algum tipo de deficiência.

São quase 40 itinerários estabelecidos de acordo as necessidades das crianças. Na maioria dos casos, o veículo trafega pelos corredores de ônibus e pega os alunos nos pontos de parada já existentes. Em trajetos especiais, o transporte para em pontos pré-estabelecidos para pegar e devolver os estudantes.

Já, alunos com deficiência são buscados e devolvidos em casa. Em todos os casos, o responsável pela criança deve estar presente na entrega e no retorno da escola, sempre respeitando o local e os horários previamente estabelecidos.

Durante a inauguração, o prefeito Igor Soares destacou que a frota irá transformar a cidade. “É um transporte digno, de qualidade e que atenderá com conforto e excelência as crianças da nossa cidade”, resumiu.

Luiz Carlos Boaventura, 59, transportador e morador há 35 anos da cidade, aprovou o TEG. “Nunca vi isso em Itapevi. Educação está em primeiro lugar nesta nova forma de administrar a cidade. A Prefeitura acertou em cheio. Isso traz benefícios para as nossas famílias e nossas crianças. Tenho três netos que poderão usufruir agora desta iniciativa”, comentou.

O motorista de um dos ônibus do TEG, Carlos Roberto Ramos, está entusiasmado com o início dos trabalhos. “As crianças nunca tiveram transporte deste porte e qualidade. As crianças ficarão muito felizes com os monitores que acompanharão elas do trajeto de buscar em casa até a escola, garantindo o conforto e segurança delas. Para o motorista é sensacional dirigir um veículo que não terá problema mecânico e elétrico a curto ou médio prazo”, explicou.

Como conseguir o benefício?

Os pais devem procurar a escola do filho pessoalmente e solicitar o TEG. É necessário preencher e devolver uma ficha de solicitação do transporte escolar gratuito e aguardar a inclusão do aluno ao programa.

Passe Livre

O TEG Itapevi é diferente do Passe Livre destinado aos alunos da rede pública de ensino.  O programa recém-lançado oferece transporte escolar para os alunos da rede municipal com veículos de uma frota devidamente identificada e roteiros criados especialmente para atender a necessidade escolar.

O Passe Livre oferece acesso gratuito ao sistema de transporte público já existente. A medida prevê tarifa zero nos ônibus municipais para os estudantes de baixa renda na circulação entre suas moradias e locais de estudo. Cada beneficiário do Passe Livre tem direito a 50 passagens mensais gratuitas – duas para cada dia letivo (incluindo escolas estaduais e municipais).

O interessado deve morar a uma distância igual ou superior a dois quilômetros do estabelecimento de ensino em que está matriculado e possuir renda familiar máxima de até dois salários mínimos mensais.

Para obter o benefício, o interessado tem até o dia 29 de março para preencher um requerimento e ir pessoalmente até a sede do Demutran (Rua Erotides de Freitas, 98 – Cidade Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Os documentos necessários podem ser baixados no site da Prefeitura, no link “Passe Livre”.