Levantameto do Itapevi Realidade mostra como estão as obras no Corredor-Oeste

Imagem do trecho Itapevi-Jandira do Corredor-Oeste em 2014. Obra deveria ser entregue no 2º Semestre de 2012. Foto: Itapevi Realidade

Um veículo de comunicação sério, comprometido com a notícia e com a prestação de serviços á população, como o Itapevi Realidade,  tem o dever de estar sempre atento aos fatos e principalmente, não se esquecer deles, afinal de contas, é através do nosso trabalho que a população acompanha o que está ou não sendo feito pela cidade, temos uma responsabilidade muito grande, pois formar opinião não é um dever dos mais fáceis.

 

Durante a primeira semana do mês de abril de 2014, a nossa equipe buscou informações sobre as obras do corredor-oeste, importante projeto de via que ligará a cidade de Itapevi até o bairro do Butantã em São Paulo, passando por Jandira, Barueri, Carapicuiba, Osasco e São Paulo, juntas, essas cidades somam cerca de 12,5 milhões de habitantes, o que mostra a importância que este projeto tem para as pessoas que vivem, trabalham ou visitam cada uma delas.

 

Corredor -Oeste - Trecho Itapevi Jandira

Trecho 1 – Ligará O teminal de ônibus de Itapevi e o Terminal de ônibus de Jandira.
Foto: Itapevi Realidade

 

 

De acordo com o projeto apresentado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos ao Itapevi Realidade, um futuro Terminal Itapevi será construído e será a partir dele que os ônibus seguirão por 23,6 km de corredor até o terminal de ônibus e metrô Butantã. A obra de construção do Corredor Metropolitano foi dividida em 4 trechos e, com exclusividade para os leitores do IR, fizemos um levantamento minucioso e detalhamos o que está acontecendo em cada um destes trechos. Confira abaixo todas as informações que preparamos para você.

 

 

Trecho 1 –  Itapevi – Jandira

Extensão: 5 Km

Valor do contrato: R$ 57,7 milhões

Histórico da Obra: Em abril 2011 começaram as obras de construção do primeiro trecho de 5 km entre as cidades de Itapevi e Jandira, fazendo a interligação das Estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira. Em fevereiro de 2013, no entanto, o contrato com o Consórcio 4 Itapevi foi rescindido por conta do descumprimento dos prazos estipulados para a construção deste trecho. Um novo edital foi publicado em março de 2013 para a contratação de nova empresa para executar as obras remanescentes  e a empresa EMPARSANCO S/A foi a vencedora da  licitação.

Status atual do projeto: Obras iniciadas em novembro 2013 (sete frentes com 12 equipamentos e cerca de 50 trabalhadores)

Obras Previstas: Nesse trecho está previsto a construção do Terminal Itapevi e de mais três estações de transferência, novo viário com duas faixas por sentido, 10 pontos de embarque/desembarque nos dois sentidos, viaduto sobre a Rua Ameríndia, passarela sobre a via férrea e calçadas compartilhadas com ciclovia. No trecho serão atendidos 10 mil usuários / dia. O Terminal Itapevi e a Estação de Transferência de Jandira estão com mais de 60% das obras concluídas.

Previsão de conclusão: Dezembro de 2014

 

Trecho 2 : Jandira – Terminal Carapicuíba

Extensão: 8,8 Km

Status atual do projeto: A licitação deste trecho foi vencida pelo Consórcio Equipav – Empo. A empresa já está construindo os canteiros de obras e realizando os trabalhos topográficos em todo trajeto, para o início das obras.

Obras Previstas: Além do viário, neste trecho será construído o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência e oito estações de embarque.

Previsão para entrega: Final de 2015

 

 

Trecho 3: Terminal Carapicuíba – Terminal km 21 (Osasco)

Extensão: 2,2 Km

Status atual do projeto: As obras neste trecho devem ser iniciadas em maio de 2014

Obras Previstas: Neste trecho  serão construídos o Terminal de Integração Km 21 (Osasco) com integração física com a CPTM, mais duas estações de embarque e desembarque, viaduto em Carapicuíba e alças de acesso viário

Prazo para entrega: Final de 2015

 

 

Trecho 4: Terminal km 21 Osasco – Terminal Vila Yara (Osasco)

Extensão: 7,6 Km

Status atual do projeto: A licitação e início de obras deste trecho devem ocorrer no último trimestre de 2014

Obras Previstas: Neste trecho serão construídos um Terminal de Integração (Vila Yara) e 18 estações de embarque/desembarque.

Prazo para entrega: Dezembro de 2015

 

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!