Aulas de natação continuam nas férias para alunos das Escolas do Futuro
Foto: Célio Júnior/ PMI

A Prefeitura de Itapevi irá manter as aulas de natação das Escolas do Futuro durante as férias, para os 1,6 mil alunos regularmente matriculados no curso em 2022. As aulas acontecem de 9 a 31 de janeiro, nos mesmos dias e horários já praticados.

A manutenção das aulas tem como objetivo garantir o maior aproveitamento do aprendizado dos alunos, já que em fevereiro acontece nova avaliação do desenvolvimento das turmas. As crianças iniciam as aulas no nível Peixinho. Alunos que apresentam um desenvolvimento melhor na água são classificados como Arraia, Golfinho e Tubarão, sucessivamente.

As regras para participar das aulas estão mantidas e são obrigatórias: apresentação da carteirinha de identificação e permanência do responsável maior de idade durante as aulas. Como o curso continua regular nas férias, caso o aluno tenha três faltas sem justificativa a matrícula é cancelada.

Dezembro

Em dezembro, as aulas de natação serão encerradas na sexta-feira (9). A partir do dia 12, todas as piscinas passarão por manutenção.

O curso 

Todos os alunos matriculados nas Escolas do Futuro têm direito ao curso de natação, mas para ter acesso às aulas, as crianças precisam ter autorização dos pais e apresentar exame médico obrigatório a cada três meses.

As aulas são realizadas após as 16h para não atrapalhar nenhum componente curricular obrigatório da carga horária diária, das 7h às 16h. Todas as piscinas são cobertas e aquecidas.

Os alunos são divididos em turmas, com aulas de 45 minutos, divididas em três turnos:  16h10 às 16h55, 17h10 às 17h55 e 18h10 às 18h55.

Cada turma tem aula uma vez por semana, em dia e horário escolhido pelos responsáveis que devem estar presentes no momento da aula para dar suporte à criança quando ela estiver fora da piscina (secagem, troca de roupa, ingestão de água, etc).

Dentro da piscina, as crianças são acompanhadas por três instrutores de natação, três estagiários e um salva-vidas. Além deles, as aulas também são acompanhadas pelo professor-coordenador do polo e mais dois monitores.