Foto: Reprodução

A partir de segunda-feira (18), as ocorrências de violência contra a mulher, crianças e adolescentes cometidas à noite e finais de semana em Itapevi poderão ser registradas presencialmente na Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri, localizada na Av. Sebastião Davino dos Reis, 756, Jardim Tupanci, Barueri, junto à Secretaria da Mulher.

Até então o registro de ocorrências nestas ocasiões só poderia ser feito na Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) ou na Delegacia de Polícia convencional de cada cidade.

Além das ocorrências de Itapevi, o plantão permanente da DDM Barueri, implantado no dia 02 de outubro, também atenderá os registros das cidades de Jandira, Cotia, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Atendimento em Itapevi

De segunda a sexta, das 9h às 18h, as ocorrências continuam sendo registradas presencialmente na Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 890), no Jardim Santa Rita, mesmo prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

A DDM Itapevi registra, em média, 120 ocorrências por mês. Além do atendimento às mulheres, a delegacia também atende crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual.
Os principais registros são de lesão corporal, ameaça, injúria e estupro de vulnerável.

Estrutura

O prédio da DDM Itapevi oferece um ambiente planejado e acolhedor para as vítimas de violência e permite mais agilidade ao trabalho da equipe. A estrutura contempla recepção ampla com brinquedoteca, plantão de atendimento e salas de apoio para agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar e advogados que acompanham as ocorrências, além de cartórios, salas de investigação, sanitários e carceragem provisória para acusados.

A delegacia conta com a Sala Lilás, que oferece acolhimento com mais conforto e privacidade para as mulheres, e a Sala de Escuta – ambiente lúdico planejado onde as crianças, vítimas de violência, são ouvidas por profissionais especializados.

A unidade funciona no mesmo endereço que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, juntamente com a base da Guarda Municipal de Itapevi. Essa proximidade deu mais agilidade ao trabalho, que muitas vezes é realizado em conjunto com as equipes da GMI.

Disque 100 ou disque 180

Caso qualquer cidadão presencie uma violência praticada contra mulher, criança ou adolescente, deve ligar no Disque 100 ou Disque 180 que as denúncias serão encaminhadas para a DDM.