Desfile Cívico De 7 De Setembro acontece no Corredor Oeste
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (5), a partir das 12h, agentes do Demutran de Itapevi (Departamento Municipal de Trânsito) farão a interdição completa de veículos no Corredor Oeste Metropolitano, no Centro, devido ao Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que acontece no local na quarta-feira.

O trecho interditado será o Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, ao lado do Terminal de Ônibus, até o retorno próximo à estação de trem Engenheiro Cardoso.

Para veículos pequenos, como carros utilitários e motos, o trânsito  local será desviado para a Avenida Cesário de Abreu, no Centro. Já os ônibus e caminhões trafegarão pela Rua Carmem Silva de Almeida, na Cidade Saúde. O trânsito no local será reaberto apenas às 22h de quarta-feira (7) com a desmontagem da estrutura do palco para a realização do evento.

Os agentes estarão nos trechos interditados auxiliando motoristas no escoamento e fluidez do trânsito.

O Desfile foi suspenso por dois anos em virtude da pandemia de Covid-19. O evento começa às 9h. Neste ano, será celebrado o bicentenário da data, ou seja, os 200 anos da proclamação da independência do Brasil.

Esta é considerada uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil. Ela foi dita por Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, ao proclamar o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822.

O desfile reunirá cerca de 2.800 participantes, entre alunos e convidados. Participam 48 escolas municipais e cinco estaduais. Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção e foi novamente suspenso nos anos de 2020 e 2021, porém devido à pandemia.

O público presente terá à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos e arquibancada coberta. Serão disponibilizados transportes e alimentação para as crianças das escolas participantes.