Reprodução

Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente


Um vídeo divulgado na noite desta quarta-feira (05), mostra um guincho fazendo a retirada de um caminhão de  coleta de lixo da base da Eco Ita Enob Concessões Itapevi, empresa responsável pela limpeza e conservação do município.

Segundo os funcionários, que aparecem na gravação, todos os veículos de coleta, inclusive aqueles que estavam em manutenção, foram retirados da base. Os trabalhadores, que iriam iniciar o turno foram dispensados sem nenhuma explicação e tiveram que voltar para casa.

No mês de maio, o município sofreu com a paralisação do serviço de coleta por um dia, quando funcionários da empresa fizeram uma greve por não terem recebido o pagamento da PLR (Participação nos Lucros),os trabalhadores também reclamavam das condições de trabalho, muitos trabalhavam sem botinas, luvas e outros equipamentos de segurança.

A paralisação foi encerrada após a empresa EcoIta se comprometer a pagar o que devida e a prefeitura assumir o compromisso de pagar os trabalhadores caso a empresa não cumprisse com o acordo. Na época a prefeitura afirmava não haver razão para a empresa não pagar os funcionários, uma vez que os pagamentos do município estavam em dia.

O que diz a prefeitura?

A prefeitura da cidade foi questionada a respeito da retirada dos caminhões de lixo do município pela empresa EcoIta, em mensagem, um secretário municipal afirmou que a administração da cidade não recebeu nenhum aviso por parte da empresa.

Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, os moradores se mostraram preocupados com a possibilidade de o município ficar sem o serviço de coleta de lixo.

Moradores de inúmeros bairros relatam que o serviço de coleta não tem sido realizado normalmente há 2 semanas, “as lixeiras aqui do bairro estão cheias de lixo“, afirma uma moradora do Parque suburbano, já um morador do bairro Monte Serrat afirma que o bairro não conta com a coleta há semanas.