COMPARTILHAR
Guarda Civil Municipal de Itapevi é homenageada com medalha Patamo
Foto: Willian Leite PMI

Nesta segunda-feira (22), nove agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) receberam a inédita medalha de Patrulhamento Tático (Patamo). A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho, no Ibirapuera, na capital.

+Prefeitura de Itapevi premia vencedores do 2º Concurso de Poesia Negra

Lançado nacionalmente, o objetivo do evento foi homenagear agentes de segurança pública que arriscam suas vidas durante patrulhamento para proteger a sociedade, bem como a iniciativa visa dar voz às Guardas, para que sejam reconhecidas e valorizadas no Brasil. O Patamo é um curso intensivo de treinamento para patrulhamento tático para a composição de equipes de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Guarda Civil Municipal de Itapevi é homenageada com medalha Patamo
Foto: Willian Leite PMI

Receberam a honraria os GCMs de Itapevi: Humberto Araújo Mendes da Silva (comandante da corporação), Marcelo de Souza (Inspetor), José Carlos Batista dos Santos (Subinspetor), Olmir Aparecido dos Santos (GCM 2ª Classe), Mardonio Oliveira Martins (GCM 3ª Classe), Dener Rocha de Souza (GCM 3ª Classe), Daniel Gomes Cordeiro (GCM 3ª Classe), Themistoclis Loyola Batista (GCM 3ª Classe) e Gilson Barbosa de Oliveira (GCM 3ª Classe). Os agentes escolhidos receberam as homenagens pela conclusão do curso de Patrulhamento Tático Motorizado, realizado nos últimos anos em parcerias com as cidades de Jandira e Embu das Artes.

As medalhas são cunhadas em bronze esmaltado, com fita em gorgorão brilhoso, realçando a força e a honra do homenageado. A iniciativa reuniu centenas de Guardas de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Itapevi, Humberto Araújo, as medalhas demonstram que “dentro das Guardas, este curso é um dos mais exigentes e difíceis em termos de disciplina e frequência, por exemplo. Física e psicologicamente exige bastante dos profissionais, para que eles estejam muito bem preparados e focados para lidar com a complexidade de atendimentos de ocorrências desta natureza. É um reconhecimento para um curso de elite dentro da Guarda”, explica.

+Prefeitura de Itapevi abre processo seletivo para contratação de 76 novos professores da rede municipal de ensino

Sobre a Medalha Patamo

Concedida pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil – uma associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos – a medalha tem por finalidade reconhecer as personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares para melhor integração da sociedade.

As condecorações são destinadas a premiar militares e civis que, por sacrifício à causa, dedicação e capacidade profissional, tenham auxiliado no fortalecimento e divulgação dos feitos históricos. A honraria concedida pela Academia serve para enaltecer militares das Forças Armadas, Policiais Militares e Civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada.

PicsArt_02-14-08.48.51