Igor Soares inicia construção do primeiro conjunto habitacional 100% municipal de Itapevi
Foto: Pedro Godoy / Ex Libris / PMI

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, iniciou no sábado (10) as obras do Conjunto Habitacional Vitápolis, que integra o Novo Lar – Programa Habitacional de Itapevi, primeira iniciativa da história da cidade, que prevê a construção de moradias populares com recursos 100% municipais.

“Esta é uma ação pioneira em Itapevi. Pela primeira vez na nossa história, a Prefeitura estará à frente de um empreendimento tão importante para nossa população. Ter uma moradia digna, própria, é o sonho de todo cidadão. E, hoje, estamos iniciando esse sonho para dezenas de famílias itapevienses”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).

O Conjunto Habitacional Vitápolis, construído com 93 unidades, de 59 m², divididas em três torres, está localizado na Rua Sideral, na Chácara Vitápolis e atenderá a população de baixa renda. O empreendimento ficará pronto em 36 meses.

O valor total do investimento é de cerca de R$ 20,3 milhões. O objetivo da iniciativa é atender ao déficit habitacional do município. Terão direito à moradia, por sorteio, as famílias aptas à aquisição de moradia popular com base em critérios sociais posteriormente definidos pelo Departamento de Habitação do município. O sistema de sorteio será divulgado em breve pela Prefeitura.

O acompanhamento das obras será realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Os trabalhos devem durar cerca de 36 meses, cada etapa será de 12 meses. A estimativa é de uma entrega de torre por ano. No total, são 93 unidades distribuídas em três torres de apartamentos, cada um com 59 m², com área construída total de 6.871,98 m², sendo 2.290,66 m², por prédio.

São 31 apartamentos por torre, distribuídos da seguinte forma: no térreo (1º pavimento) serão 7. No 2º pavimento serão 8 apartamentos. No 3º pavimento são 8 unidades e no 4º e último pavimento 8 apartamentos.

Todas as unidades terão dois quartos, sala de estar, banheiro, terraço com área de serviço e cozinha. O espaço contará com vias acessíveis, quadra poliesportiva, playground com parquinho de areia, balanço acessível, jardinagem e paisagismo com ipês roxos, amarelos e amoreiras.