Itapevi inaugura Escola do Futuro do Cardoso
Foto: Reprodução/PMI

A Prefeitura inaugurou, nesta sexta-feira (18), aniversário de 63 anos de Itapevi, a terceira Escola do Futuro de Tempo Integral da cidade, na Vila Dr. Cardoso, localizada na R. Ismênia de Abreu Dias, 210.

A Escola do Futuro Giovanni Cornaro segue o mesmo modelo das escolas de tempo integral do Parque Suburbano e Santa Rita. A unidade está conectada com as novas demandas da sociedade, com sistema pedagógico orientado pelo ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, onde o protagonismo do aluno é incentivado desde o momento em que ele entra na escola.

Os mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ciclo I, do Ensino Fundamental, terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Todas as escolas do futuro contam com a plataforma Google for Education, uma nova forma de estudo dentro e fora da sala de aula, com ferramentas digitais que ajudam professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo digital global.

Os alunos de tempo integral recebem quatro refeições diárias (Café da manhã, Colação – distribuição de uma fruta -, Almoço e Café da Tarde,), além de aulas extras de natação e dança.

Acessibilidade

O prédio de dois andares é totalmente acessível, possui rampas de acesso e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais.  São 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedotecas, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida, auditório para 230 pessoas e parque externo, com playground.

Novas Unidades da Escola do Futuro

Na segunda-feira (21), a Prefeitura de Itapevi inicia as obras da quarta Escola do Futuro, em Amador Bueno. Também já estão sendo planejadas outras três unidades na Cohab, Jardim Julieta e Bela Vista.

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em escolas de tempo integral. A transformação teve início com os Cemebs Magali Trevizan e Governador Franco Montoro, que já funcionam na modalidade integral.