Itapevi organiza programação especial para mulheres neste sábado (12)
Foto: Reprodução/PMI

A Semana da Mulher foi marcada por uma série de atividades públicas e neste sábado (12), a programação continua com o evento “Mulheres: Bonita por dentro e por fora. Valorize-se! Diga Não à Violência!”. O objetivo é incentivar o empoderamento feminino e chamar a atenção para o combate à violência doméstica contra a mulher.

O evento será marcado pela entrega de um kit às mulheres presentes no evento: um batom na cor vermelha e um bombom. A campanha contra a Violência Doméstica define medidas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A letra X, preferencialmente feita na mão e na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher, procure a polícia para auxílio à vítima e identificação do agressor.

O programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica está previsto na Lei nº 14.188/2021 e é uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha, com validade em todo o território nacional.

A iniciativa é organizada pela Prefeitura em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Itapevi, a Câmara Municipal, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Acolher – Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ONG Ser Amor, que atua no município.
O evento é gratuito, aberto ao público e, com exceção da caminhada, acontece no estacionamento da Centro de Operações de Itapevi na Rod. Eng. Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita.

Confira a programação do evento:

– 09h30 – 1ª Caminhada pela Vida e Força da Mulher –
Itinerário: Ponto de partida (Praça Carlos de Castro), passando pela Rua Rubens Caramez até o estacionamento da DDM (Rod. Eng. Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita)
– 10h30 – Aula de zumba

Atividades das 10h30 às 14h:

– Pintura nos rostos das crianças
– Atendimentos:
• Cabeleireiro e Manicure
• Orientações sobre serviços sociais e consultas de Cadastro Único (CadÚnico)
• Acompanhamento com psicólogos e nutricionistas
• Assistência Jurídica
• Apresentação de cursos profissionalizantes
11h30 – Apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal
13h00 – Apresentação de Balé dos estudantes da Escola Livre de Dança
14h00 – Entrega dos Kits (batom vermelho e bombom) da Campanha do Sinal Vermelho