Foto: Reprodução

Acontece neste sábado (16), em todas as unidades básicas de saúde de Itapevi, das 8h às 17h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2021, que tem como objetivo atualizar ou completar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos ,11 meses e 29 dias.

No mesmo sábado (16), acontece mais um Dia D da campanha de vacinação contra a Covid-19, das 8h às 16h – apenas no Ginásio de Esportes – para todas as faixas etárias, principalmente, para a segunda dose de Pfizer, cujo intervalo entre a primeira e a segunda dose foi reduzido para 8 semanas.

Mais detalhes da Multivacinação

Além do Dia D, de mobilização nacional, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para estes públicos serão oferecidas nas unidades básicas de saúde de Itapevi até o dia 29 de outubro.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos também podem se vacinar contra o HPV – vírus que pode causar câncer.

A imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo levam o indivíduo à óbito.

Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com vacinas atrasadas. É o que mostra o balanço das duas primeiras semanas da campanha de multivacinação, focada na atualização em carteirinhas desde recém-nascidos até adolescentes de 15 anos.

A estratégia oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, visando melhorar as coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos. Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Covid-19

Plantão às sextas

A vacinação contra a Covid-19 ganhará novo reforço com o plantão até as 21h, nas próximas sextas-feiras 22 e 29 de outubro, com distribuição de senhas a partir das 20h. O horário estendido será válido apenas nos polos do Ginásio de Esportes, Kolping Cristo Rei e Parque da Cidade.