Foto: Reprodução

Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente


Neste ano, a Prefeitura de Itapevi notificou, entre os meses de janeiro e julho, 270 veículos em situação de abandono no município, sendo 55 deles apreendidos, ou seja, 20,3% do total de notificados, e outros 215 (79,6%) removidos pelos próprios proprietários no prazo de notificação de cinco dias corridos para a retirada do local.

O veículo é considerado em estado de abandono quando: acumula sujeira e vegetação por baixo dele, os pneus estão murchos, vidros, lataria ou tetos estão quebrados ou danificados pela intempérie do sol ou chuvas, além de juntar água dentro, podendo configurar um criadouro de foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Há ainda situações em que os veículos servem como abrigo para usuários de drogas e o tráfico, por isso são recolhidos.

O veículo em estado de abandono é recolhido ao pátio da empresa terceirizada responsável pela permanência e a concessão do guincho para a retirada do veículo em situação irregular no município do local.

O dono do automóvel notificado poderá ser multado em até R$ 16 mil por obstrução de via pública, conforme prevê a Lei Municipal 1796, de 2016. Na primeira apreensão, o veículo ficará retido no pátio por 10 dias.

Em caso de reincidência, a apreensão dura 20 dias e, daí em diante, 30 dias é levado para recolhimento. O proprietário será considerado reincidente caso o mesmo carro seja recolhido mais de uma vez num período de dois anos.

Como denunciar?

Quem se sentir incomodado e desejar denunciar pode fazer através do e-mail veiculoabandonado@itapevi.sp.gov.br ou falar diretamente com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), pelo telefone 4450-6784. A equipe de Trânsito da GCM de Itapevi também pode ser contatada pelos telefones 199 e 153 (GCM – 24 horas).

Existem ainda outras formas de denunciar: diretamente junto à uma das viaturas do programa Ronda Regional da GCM de Itapevi, via WhatsApp destes veículos e na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890, Vila Santa Rita), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 4141-0474 e 4143-9199 e o e-mail é sec.seguranca@itapevi.sp.gov.br.