cptm - AntigaIINo dia  27 de março de 2014, a líder comunitária Adali Matos Guedes entregou ao Ministério Público (MP), na Promotoria de Justiça de Itapevi, abaixo-assinado com a adesão de  moradores dos bairros Ambuitá, Vila Santa Rita, Jardim Santa Rita, Vila Gióia, Jardim Sorocabano, Vila dos Mineiros e adjacências. O documento pede a intervenção do órgão público quanto a modernização da Linha 8 – Diamante, entre as estações de Itapevi e Amador Bueno.

As obras, que foram entregues no dia 3 de abril, não contemplam a reconstrução das estações de trens de Ambuitá e Cimenrita. Adali Guedes criticou:

 

 

“No trecho entre o centro da cidade e o bairro Amador Bueno existiam cinco estações, agora são apenas três e, para piorar, a estação de Santa Rita foi reconstruída em um local totalmente inadequado e distante de diversos bairros, como Ambuitá, Vila Gióia, Jardim Sorocabano, Vila dos Mineiros e outros, onde há uma população significativa e desassistida pelo transporte ferroviário”

 

A itapeviense explica que a parada reconstruída está em local inadequado, principalmente, pelo fato de não beneficiar os bairros mais populosos. Além disso, Adali ressalta que a estação será entregue sem a devida implantação de passarela para pedestres. “Os passageiros serão obrigados a usar passagem de nível na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, que não oferece condições de segurança aos moradores e ainda irá comprometer a circulação de veículos”, destacou.

 

Durante encontro com os representantes da CPTM e Benfica, na sexta (28), o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, pleiteou e obteve a continuidade do serviço de ônibus entre as estações de Amador Bueno e Itapevi. O transporte vem sendo realizado em função das obras de modernização da extensão operacional da Linha 8 – Diamante, que paralisou a circulação de trens no trecho.

Com a volta dos trens, o ônibus que atendia ao trecho deixaria de circular. No entanto, com a não construção das estações Cimenrita e Ambuitá, as comunidades próximas seriam prejudicadas pela deficiência do transporte.