Na quinta-feira (12), representantes da Prefeitura de Itapevi estiveram na Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) para tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI).
A pauta do encontro foi o andamento da implementação do PDUI. “Temos apenas um ano para colocar as ações do plano em prática”, disse o secretário de Planejamento, Marcos Toledo, que representou a Prefeitura de Itapevi.
O PDIU é um instrumento que integra o planejamento de diferentes municípios em torno de propostas e interesses comuns. As regiões metropolitanas são obrigadas a fazer seus planos de desenvolvimento em um prazo de até três anos.
O objetivo é formular políticas públicas para a Região Metropolitana de São Paulo e priorizar o desenvolvimento regional, envolvendo os três níveis de governo (União, Estado e Município) e sociedade.
– Com chuva, rua desaba e atinge garagem de casa no Jd. Vitápolis
– Oportunidade: Estudantes podem solicitar Passe Livre em Itapevi até 31 de março
A Região Oeste engloba as cidades de Itapevi, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Ela integra a Região Metropolitana de São Paulo que soma 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões.
Ao todo, a Região Metropolitana abriga aproximadamente 21 milhões de habitantes (47,54% da população paulista) e produz 55,82 do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.