Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente


Seis em dez brasileiros querem ver o ministro da Justiça Sérgio Moro ocupando uma das cadeiras da Suprema Corte brasileira. De acordo com pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, 59,7% dos brasileiros disseram que gostariam de ver Sérgio Moro como ministro do STF. 33,3% dos entrevistados disseram que não gostariam e 7% não sabem ou não responderam.

Há cerca de três semanas, o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que Moro será indicado para a próxima vaga do STF. A próxima cadeira no STF deve ser aberta em novembro de 2020, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. A fala foi um afago de Bolsonaro após duas “derrotas” do ministro: o decreto de armas, sobre o qual não foi consultado e a mudança do Coaf para o ministério da Economia pelo Congresso. Moro, no entanto, negou que tenha feito acordo nesse sentido ao aceitar o cargo de ministro da Justiça.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.066 pessoas por telefone em 168 municípios brasileiros das 27 unidades da federação entre os dias 23 e 27 de maio. O grau de confiança é de  95% para uma margem estimada de erro de dois pontos percentuais para os dados gerais.

De acordo com a pesquisa, Sérgio Moro tem mais apoio para o STF entre os homens (62,1% ante 57,5% das mulheres). Por faixa etária, o apoio é maior entre os mais velhos, de 63,7% entre os entrevistados de 60 anos ou mais. Por região, mais sulistas, onde o ministro nasceu e fez carreira de juiz o apoiam no STF, 65,3% dos entrevistados dessa região. E por escolaridade, a preferência é maior entre os entrevistados com ensino superio, ou 64,3%.