SP registra 161 km de lentidão durante manhã de greve dos metroviários

Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo registrou o maior índice de lentidão do ano no trânsito para o período da manhã nesta quarta-feira (19), devido à greve dos metroviários. Foram 161 quilômetros de lentidão às 9h da manhã, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

Em 2021, a cidade já teve índices de congestionamentos maiores, mas sempre no período noturno, de retorno dos paulistanos ao trabalho, segundo a companhia.

Na quarta-feira anterior à greve, dia 12 de maio, o índice de lentidão registrado no mesmo horário foi de 69 quilômetros na cidade.

O principal fator do congestionamento foi a paralisação de quatro linhas do metrô de SP, que ficaram completamente fechadas até às 07h da manhã. Após esses horário, as linhas começaram a operar parcialmente em alguns trechos, conforme a lista abaixo:

  • Linha 1-Azul – funciona entre as estações Ana Rosa e Luz;
  • Linha 2-Verde – funciona entre entre Alto do Ipiranga e Clínicas;
  • Linha 3-Vermelha – funciona entre Bresser/Mooca e Santa Cecilia;
  • Linha 15-Prata – Totalmente fechada.

 

Segundo o governo de SP, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, assim como todas as linhas da CPTM. A operação parcial das linhas continua durante a tarde, mas a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de SP disse que ingressou na Justiça com um pedido de liminar para que a greve seja suspensa e a operação volta ao normal em todas as linhas. A Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido.

Por causa da paralisação, o rodízio municipal de veículos, que vigora das 21h às 5h, foi suspenso nesta quarta (19). Com isso, a circulação de automóveis estará liberada das 21h desta quarta até as 5h desta quinta (20), segundo a CET.

Fonte G1

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!